Andar de carro com segurança!

ser-pai-e-bebe-dormir-carroO nosso filho mais velho já tem 4 anos e recebi no email o normal mail da Dodot que vai acompanhando com dicas (umas úteis outras nim) o crescimento dele, desta vez e sobre a segurança ao andar de carro. Adaptei o texto ligeiramente, espero que gostem! Como curiosidade, fica a informação que a contrapartia de me enviarem este mail e me terem na base de dados deles, foi a oferta de uma caixinha para toalhetes da Kandoo que nunca utilizamos por não utilizarmos toalhetes dessa marca e naquele formato tão “único” enfim… sou um vendido!
Viajar de carro é tão divertido! Mas é mais ainda quando toda a família, e sobretudo os nossos filhos, viajam em segurança e com tranquilidade.
Lembrem-se de que, embora os nossos filhos já não sejam bebés, precisam que todos nós respeitemos da mesma forma as normas de segurança.
Nas deslocações de automóvel, devem-se utilizar cadeirinhas especiais, adaptadas à idade, peso e anatomia, e nunca permitir que as crianças vão no assento da frente ou sentadas nos joelhos de um adulto, por ser extremamente perigoso.
Como pais devemos respeitar escrupulosamente as normas de condução, aplicar o regulamento de forma rigorosa e ter especial cuidado com os limites de velocidade, devido ao risco que representa para nós e para os nossos filhos. Por outro lado, é necessário que os nossos filhos, desde muito novos, adquiram este respeito pelas normas ao verem e viverem o nosso exemplo, aprendam o significado das luzes dos semáforos, proibições, sinais de perigo, etc.
Os acidentes de viação são responsáveis por uma mortalidade elevada. É necessário que sejamos rigorosos cumpridores das normas de segurança rodoviária e que possamos incutir aos nossos filhos, desde muito cedo, o respeito pelo código da estrada. De qualquer modo, os nossos filhos devem viajar de automóvel, dependendo da sua idade e peso, em cadeirinhas especialmente concebidas para a sua própria segurança. Segundo a Direcção Geral de Viação, as crianças com um peso de 15 kg a 25 kg devem viajar em bancos elevatórios com encosto ou em cadeiras compatíveis com o cinto de segurança do automóvel.