Dia Mundial do Brincar

Dia Mundial do Brincar

No Dia Mundial do Brincar, os Jardins do Palácio de Belém recebem atividades para todas as idades. Ação promovida pelo Instituto de Apoio à Criança, que contará com inúmeros ateliês – dedicados à ciência, à reciclagem, aos fantoches ou à construção de brinquedos – jogos diversos e contos para toda a família.

Brincar

Brincar é uma linguagem universal facilitadora de vivências em comum, cujo significado se renova permanentemente. Por isso, constitui um meio de comunicação capaz de minimizar a diferença dos estatutos; implica o prazer de estar livre para descobrir novos significados, encontrar novas soluções, transmitir novas mensagens, criar novos afetos; não é uma atividade neutra, mas sim a expressão de valores, sentimentos e de significados culturais que se vão assimilando e renovando através de muitas gerações. Porque é agradável, porque diverte, porque favorece a evasão, porque é imprescindível à saúde mental das pessoas e dos grupos. Brincar – conseguir o equilíbrio entre o conhecido e o imaginado, entre a liberdade e o prazer. Sem cair na alienação ou no vício é, na verdade, uma coisa muita séria.


É tão sério que é um direito consagrado na Convenção sobre os Direitos da Criança (artigo 31)!
Dada a sua relevância, foi criado o Dia Mundial do Brincar (World Play Day) na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, no ano de 1999. Por iniciativa da então presidente da International Toy Library Association (ITLA) – Freda Kim.
Em 2001, numa reunião do Board da ITLA, em Florença, definiu-se a data 28 de Maio. O Dia Mundial do Brincar coincide assim com o dia de aniversário da ITLA.
O Sector da Actividade Lúdica do Instituto de Apoio à Criança tem promovido a comemoração deste dia a nível nacional e internacional.
Para qualquer esclarecimento adicional podem contactar-nos pelo email: 
iac-ludica@iacrianca.pt

Comments

comments