Jogar on-line em Segurança

Jogar on-line em SegurançaJogar on-line em Segurança – Verifique se o jogo é adequado à idade dos seus filhos, através da sinalética do sistema PEGI. Este sistema europeu informa, através dediferentes ícones colocados na capa do jogo, para que idade é apropriado, assim como se o jogo tem imagens violentas ou coisas que podem impressionar negativamente os seus filho.

Updates do PC e Software

Quando os seus filhos jogarem online confirme que o dispositivo (PC, consola, tablet ou telemóvel) está devidamente atualizado e, se possível protegido por um antivírus, firewall e antispyware também atualizados. Desta forma evita que o sistema possa ser corrompido por alguma interferência causada por software malicioso!

Nomes dos Personagens

Verifique se os seus filhos criam um nome para as personagens virtuais bastante diferente do nome deles e que não forneça dados sobre eles. Uma boa forma é ser criativo e pensarem o que querem que o personagem transmita aos outros jogadores!

Palavras Passe

Recorde-se que a segurança do perfil dos seus filhos nos jogos depende da força das suas palavras passe. Não utilizem palavras fáceis de adivinhar e procurem misturar números, símbolos, letras minúsculas e maiúsculas. Se necessário dê exemplos aos seus filhos e escolha as primeiras palavras passe com eles.

Dados Privados

Explique aos seus filhos que não deve em caso algum fornecer dados dele ou da família a outros jogadores. Não se esqueça de lhes explicar que na Internet nem toda a gente é quem diz ser! Diga-lhes para disfrutarem do jogo e da amizade de outros jogadores sem partilhar  moradas, contactos, escolas, etc.

Amigos Virtuais

Explique aos seus filhos que deve manter os amigos virtuais no mundo virtual. No entanto, se eles os pretendem mesmo conhecer e você achar que não haverá problema, então deverão ajudá-lo a tomar uma decisão. Caso decidam realizar um encontro, escolha um sítio público e vá SEMPRE a acompanhá-lo.

Compra de componentes

Alguns websites e mercados (markets) tornam muito fácil a compra de jogos ou de componentes associados ao jogo. Evite que os seus filhos se deixem influenciar. Se tivereem interesse em efectuar alguma compra lembre-se sempre de ajudar os seus filhos.

Cyber Bullying

Verifique junto dos seus filhos se existem outros jogadores que o estejam a aborrecer, ou a utilizar linguagem menos própria, alerte o seu filho que este outro jogador está a ter um comportamento incorreto. Caso o utilizador continue a comportar-se desta forma, os seus filhos deverão utilizar as ferramentas do jogo para o bloquear e/ou denunciar. Nunca respondaer a provocações de outros jogadores e mais uma vez deve dizer aos seus filhos para que peça SEMPRE que os ajudem a solucionar situações destas.

Podem encontrar informações adicionais em:

www.internetsegura.pt
www.facebook.com/internetsegura.pt
twitter.com/Cispt
www.youtube.com/user/PTinternetsegura

Artigo executado com base no folheto “Jogar on-line em Segurança” dsiponível em: www.internetsegura.pt/flyers

Comments

comments