Sem categoria

Ler um Livro, ver Televisão… coisas do Passado

Ler um livroLer um Livro, ver Televisão… são hoje em dia, coisas do Passado. A minha rotina da tarde passa por chegar ao Berçário onde está o meu filho ,mais novo cerca das 16 horas e 30 minutos. Depois seguem-se 20 minutos de carro se o trânsito da cidade de Lisboa estiver bom até à escola do mais velho. Quando chegamos, no inverno, rezo para que não chova pois se assim for a aventura torna proporções épicas. tentem imaginar:mais novo ao colo todo equipado,mais velho pela mão igualmente equipado, o mais novo tenta sempre ser ele a agarra e orientar o chapéu de chuva e eu enquanto luto contra isso usando um dos lados do cérebro, com o outro,controlo o mais velho para que o chapéu ainda o cubra um pouco enquanto atravesamos a rua para chegar ao carro que apesar de estar perto, parece estar estacionado nos confins de uma rua estranha obscura e longa. Suspiro por isso pelos dias sem chuva, mas sem demasiado calor…. sim sei que sou exigente com o tempo, mas caramba… Sou Pai! O regresso a casa demora com trânsito normal 20 minutos, claro que estes tempos todos com trânsito demoram o dobro, o triplo, ou…. enfim… Obrigado Srs Autarcas de Lisboa, actuais e antigos! Deviam experimentar andar de verdade na cidade às mesmas horas que eu!

Depois chegamos a casa e a minha vontade é deixá-los entregues à Mãe e deixar-me cair no sofá… mas não o faço. Um de nós vai com eles para o páteo onde se reunem mais míudos e onde todos eles brincam, o que fica em casa prepara os jantares, entretanto por volta das 19 horas regressam todos a casa e é a hora dos banhos, se for cedo é imersão com toneladas de brinquedos na banheira senão, se já for tarde o mais velho toma duche e o mais novo um banho semi-rápido na banheira dele. Por vezes tomam banho juntos, e é giro vê-los a brincar juntos, no entanto eu que estou do lado de fora da banheira fico quase tao molhado como eles!

Depois do banho são os jantares já vestidos com os pijamas. Nesta fase o mais novo faz uma algazarra com a comida que normalmente pomos uma roupa que sabemos que vai ser mudada pois ele come muito bem mas faz mesmo uma algazarra desmesurada… adora ser ele o portador da colher! Faz lembrar o Senhor dos Anéis “The Spoon bearer”…. enfim…

Ler um Livro antes de jantar ou por vezes durante o mesmo é uma Alegria, mas uma Alegria porque os ajuda a comer, e na realidade ver televisão também vejo mas são desenhos animados.

Os jantares são sempre mais demorados do que quereríamos, mas acabam por correr bem, ler um livro ajuda e os desnhos animados também.

Ver um filmeO mais novo aqui em casa vai para a cama assim que acaba de jantar, lava mãos, cara, dentes, mudança de fralda que por vezes tem presente (cócó) logo após o jantar, sobretudo se não fez na escola! Ou seja, por volta das 21 horas está a dormir!

O mais velho gosta de Ler um Livro antes de se deitar, ou melhor que lhe leiam um livro pois apenas para o ano que vem vai para a 1ª Classe. E este gosta de esticar as horas e por vezes vai-se deitar por volta das 22.30 / 23.00, mas normalmente por volta das 22 horas vai para a cama.

Por vezes jantamos cerca das nove da noite, mas tem sido mais normal ser por volta das dez da noite.

Depois arrumamos a cozinha, a sala, preparamos as roupas deles para o dia seguinte, deixamos tudo preparado para os pequenos almoços e quando nos vamos sentar no sofe normalmente passa das 11 e meia da noite, para ver um filme não dá tempo, entao vemos uma sitcom engraçada que esteja gravada ou andamos para trás na programação! e invariavelmente acontece que um de nós acaba por adormecer ao fim de 10 ou 15 minutos de estarmos no sofá, daí que os filmes estejam fora de questão.

Perguntam então: e Ler um Livro? Pois… o mais novo ainda tem o berço no nosso quarto e se há coisa que um Pai / Mãe não quer é mesmo acordar um pequeno Hobbit de 14 meses por volta da meia-noite…

Boas Leituras
Bons Filmes
Bons Sonhos

Comments

comments