Como fazer uma Sopa

Como fazer uma Sopa

Read Time:2 Minute, 35 Second

Como fazer uma Sopa

Cá em casa este é conhecido, como o método do Pai de como fazer uma sopa, vejam como é simples!

Cá em casa somos quatro, Pai, Mãe e dois filhos (seis e dez anos)! A Sopa está istitucionalizada a todos os jantares e faz-se uma panela de sopa todas as segundas, quartas e sextas-feiras.

O primeiro passo ao chegarmos da escola e dos nossos trabalhos, é ver no frigorífico, quais os legumes que existem e por norma procuramos ter sempre: Abóbora, Cenouras, Courgete, Cebola, Batatas e Agrião.

Estes são os básicos que existem normalmente na gaveta dos legumes no frigorífico, e na dispensa. Depois há por vezes, Nabos, Alho Francês, Bróculos, Couve branca e Couve Flor.

Claro que neste método não há legumes excluídos à partida, a menos que os nossos filhos não os tolerem mesmo! Mas normalmente mesmoo que digam que não gostam de Bróculos, se disserem que o verde é agrião, eles quando são pequenos não sabem se é verdade ou não e não deixam de comer a sopa por isso!

Assim, o que faço é:

Pego na Panela grande e encho de água até meio e coloco ao lume com um pouco de sal, depois corto um pouco de abóbora (uma mão bem cheia de abóbora), 3 ou 4 cenouras grandes (se forem pequenas umas 5 ou 6) uma courgete uma cebola média (duas se forem daquelas miniatura), lavo o agrião e coloco também lá dentro.

Nota: quando uso bróculos normalmente uso também a totalidade dos talos, o que faço é cortá-los em pedaços pequenos, vai tudo lá para dentro!

E com o tempo vão ver se o que colocaram é suficiente ou não, e vão colocando mais ou menos coisa consoante as necessidades de mais conteúdo.

O que acontecia cá em casa é que quando acabávamos de ferver a sopa, retirávamos a água em excesso, mas é tão rica em nutrientes (saídos dos legumes acabadinhos de cozer) que optei por fazer o seguinte. Quando acho que tem água a mais, bato a sopa com a água a mais e no final uso um truque especial.

legumes para sopa

Como fazer uma Sopa – OS TRUQUES:

  1. Engrosso a sopa ligeiramente (e com muito cuidado) com flocos de puré de batata, assim todo o caldo é aproveitado.
  2. Por vezes o saabor pode estar um pouco apurado ou diferente devido a algum legume usado em maior quantidade, nessa altura costumo colocar 1/3 de um apcote de 200ml de Creme de Soja (substituto das Natas) pois vai dar um sapor mais adocicado / aveludado e eles normalmente adoram!
  3. Costumo colocar antes deixar a cozer, Alho em pó, uma pitada de Pimentão doce, por vezes um pouco de Caril. (todos em quantidades muito pequenas) experimente aos poucos e vão ver que os vossos filhos se vão acostumando a novos sabores!
  4. Se não têm tempo para comprar legumes “avulso” podem comprar pacotes já feitos de legumes para sopa, é pouco ecológico, mas ajuda muito por isso não há desculpas!

Enquanto a Sopa coze aproveitamos para dar banho aos nossos filhos!

Experimentem é fácil

Bom Apetite

About Post Author

Pai

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Comments

comments

inquérito Abertura das creches Previous post Inquérito: Abertura das Creches