Dia Mundial do Brincar

Read Time:1 Minute, 30 Second

Dia Mundial do Brincar

No Dia Mundial do Brincar, os Jardins do Palácio de Belém recebem atividades para todas as idades. Ação promovida pelo Instituto de Apoio à Criança, que contará com inúmeros ateliês – dedicados à ciência, à reciclagem, aos fantoches ou à construção de brinquedos – jogos diversos e contos para toda a família.

Brincar

Brincar é uma linguagem universal facilitadora de vivências em comum, cujo significado se renova permanentemente. Por isso, constitui um meio de comunicação capaz de minimizar a diferença dos estatutos; implica o prazer de estar livre para descobrir novos significados, encontrar novas soluções, transmitir novas mensagens, criar novos afetos; não é uma atividade neutra, mas sim a expressão de valores, sentimentos e de significados culturais que se vão assimilando e renovando através de muitas gerações. Porque é agradável, porque diverte, porque favorece a evasão, porque é imprescindível à saúde mental das pessoas e dos grupos. Brincar – conseguir o equilíbrio entre o conhecido e o imaginado, entre a liberdade e o prazer. Sem cair na alienação ou no vício é, na verdade, uma coisa muita séria.


É tão sério que é um direito consagrado na Convenção sobre os Direitos da Criança (artigo 31)!
Dada a sua relevância, foi criado o Dia Mundial do Brincar (World Play Day) na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, no ano de 1999. Por iniciativa da então presidente da International Toy Library Association (ITLA) – Freda Kim.
Em 2001, numa reunião do Board da ITLA, em Florença, definiu-se a data 28 de Maio. O Dia Mundial do Brincar coincide assim com o dia de aniversário da ITLA.
O Sector da Actividade Lúdica do Instituto de Apoio à Criança tem promovido a comemoração deste dia a nível nacional e internacional.
Para qualquer esclarecimento adicional podem contactar-nos pelo email: 
iac-ludica@iacrianca.pt

About Post Author

Pai

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Comments

comments

Sopa de Agrião Previous post Sopa de Agrião
Next post Cinemateca Júnior – Dia Mundial da Criança