Plano Nacional de Leitura 1º Ano
Leitura recomendada no 1.º ano de escolaridade.
Esteja atento que esta lista vai sendo actualizada e dentro em breve teremos também disponíveis as listas para os restantes anos lectivos.
beatrix poter
Pedrito é um coelho traquinas que mora num bosque, com os seus irmãos e a mãe. Um dia, a mãe tem de sair e recomenda-lhes que fiquem em casa. Pedrito, desobediente, resolve fazer uma visita à horta do Sr. Gregório, que por pouco não lhe custa a vida.
Clara Cunha
A noite estava fria, escura, e não havia luar, por isso o Lobo Mau ficou em casa. Calçou as meias de tricô e vestiu o pijama. Preparou um chá quentinho e colocou num prato meia dúzia de bolachinhas de mel. Preparava-se para cear quando alguém bateu à porta incessantemente…
Anna Llenas
Matilde Rosa Araújo
Rafael R. Valcarcel e Cristina Nuñez Pereira
Até onde consegues chegar com as tuas asas?
As asas dos pássaros têm penas. As asas das pessoas têm palavras. Mas nem todas as palavras te ajudam a elevares-te. Só as palavras que expressam claramente como te sentes aumentam as tuas possibilidades de voar. O Emocionário é um dicionário de emoções que te impulsionará para um voo muito especial… E vais ver que nunca mais quererás deixar de bater as asas.
Oliver Jeffers
Um dia, assim por acaso, o Henrique descobre esta estranha paixão, que se transforma numa mania constante e deliciosa! E eis a parte melhor: quanto mais livros devora, mais esperto fica. O Henrique sonha tornar-se a pessoa mais esperta do mundo. Até que um dia as coisas começam a correr mal…
Elizabeth Shaw
Este livro encantador conta as aventuras de uma ovelhinha preta — como salvou todo o rebanho durante a tempestade de neve e deu ao pastor uma ideia brilhante. Bem feito para o cão! Um livro para crianças sobre a igualdade e a diferença, com desenhos a preto e branco.
Eugénio de Andrade
O poeta Eugénio de Andrade escreveu este livro de poesia com palavras, sons e versos que encantam os mais novos, porque lhes falam das coisas simples do mundo, transmitindo-lhes uma mensagem, um ensinamento.
Benji Davies
Depois das aventuras A Baleia e O Regresso da Baleia, o ilustrador Benji Davies convida-nos para umas férias de Verão na companhia do Noé e da sua avó.
O Noé diz até já ao pai e aos seis gatos e vai passar uns dias à ilha onde vive a avó. Mas o rapaz não sabe o que pensar: a avó faz sopa de algas, ressona como uma morsa e nunca tem tempo para brincar.
Um dia, o Noé sai para explorar a ilha, enquanto no horizonte se anuncia uma grande tempestade.
Como vai conseguir regressar a casa?
Tony Ross
Todas as noites, antes de a Princesinha adormecer, o Pai conta-lhe uma história.
Mas quando o Rei está longe, a tratar de assuntos do Reino, não há ninguém que consiga contar uma história tão bem quanto ele…
Por isso, a Princesinha decide que não vai dormir!
Será que consegue?
Benji Davies
A ilha do Avô é um lugar mágico, onde o Cid gostava de ficar para sempre. Um lugar com animais de todas as cores, casas nas árvores e cascatas cristalinas.
O Avô escolhe ali ficar, mas o Cid, em breve, tem de partir… do mesmo autor de A Baleia, esta é a ternurenta aventura de um avô e de um neto, que, mesmo longe um do outro, nunca se hão-de separar.
Oliver Jeffers
O Guilherme tinha um alce. Ele nem sempre teve um alce.
O alce apareceu-lhe certo dia, e o Guilherme percebeu, mas percebeu logo, que aquele alce ia ser seu. Decidiu chamar-lhe Marcel e ensinar-lhe todas as regras que um bom animal de estimação deve conhecer.
Regra n.º 7: Não se afastar muito de casa. Regra n.º 11: Providenciar abrigo para a chuva.
Mas o obstinado Marcel, com o seu especial apetite por maçãs, não estava nada para aí virado…
Emma Yarlett
TRINCAS, o MONSTRO devorador de livros, trincou tanto que saiu do seu próprio livro, e agora está a provocar o caos em histórias bem conhecidas.
Cuidado!”
António Torrado
Os segredos guardam-se, mas este é um caso especial. Um caso fantástico! Queres saber? Tens de ler. Se leres a primeira história, ganhas a segunda de brinde. Nela se conta de um rato que roía tudo à sua frente. Socorro! Pé ante Pé, livro a livro, se configura um bom leitor. Para promover o gosto pela leitura não há como começar bem.
Os livros desta coleção proporcionam o primeiro impulso para a grande viagem que a criança vai fazer, com a alegria da descoberta. Em cada volume, duas histórias de vocabulário controlado, simples e motivadoras.
Clara Cunha
O Cuquedo e um amor que mete medo é uma nova história da dupla Clara Cunha e Paulo Galindro, autores do enorme sucesso O Cuquedo que prometem continuar a causar furor entre a pequenada e voltam com uma sequela divertidíssima acompanhada de magníficas ilustrações.
André Madaleno
Um livro hilariante para ler e reler! Devora estas páginas e descobre o que se passa com este livro comilão,
Julian Lennon e Bart Davis
Embarca nesta viagem para ajudar a Terra!
Coloca-te aos comandos do Avião da Pena Branca, um avião mágico que pode levar-te até onde quiseres, e faz parte desta aventura para ajudares a Terra! Basta carregares nos botões das várias páginas e inclinares o livro nas direções indicadas.
O Avião da Pena Branca tem como missão transportar os leitores numa viagem pelo mundo fora e mostrar-lhes como podem fazer da Terra um sítio melhor para toda a Humanidade, protegendo o meio ambiente e ensinando todos a amar o nosso planeta.
Clara Cunha
O Cuquedo está à solta! Mas… o que é o Cuquedo? Será um pássaro? Será um avião? Não! É uma lengalenga original e muito divertida. Para crianças a partir dos 2 anos.
Max Velthuijs
“As aventuras intemporais do Sapo, do artista galardoado Max Velthuijs, abordam, com uma linguagem simples e uma sensibilidade honesta, as ironias e contradições humanas com que nos deparamos durante a infância. O Sapo está triste. Ele quer chorar, mas não sabe porquê. O Rato tenta animá-lo, mas apenas consegue fazê-lo chorar! Até que, por fim, o Sapo começa a rir… e contagia todos com o seu riso. O Sapo volta a estar feliz e o Ursinho, pelo menos, fica muito aliviado. Esta história sobre o Sapo, os seus sentimentos e os seus amigos explora os mistérios do humor e o alívio que se lhe segue.”
Alves Redol
Alves Redol (1911-1969) foi um dos nomes cimeiros da literatura portuguesa do século XX. Os quatro livros que têm por personagem central Flor-Maria Flor foram originalmente publicados em finais da década de 60. Regressam agora ao convívio dos leitores mais jovens, ilustrados pelo talento de José Miguel Ribeiro.
Arree Chung
No princípio, havia três cores…… os Vermelhos, os Amarelos e os Azuis. As cores eram todas especiais à sua maneira e viviam todas em harmonia… até ao dia em que um Vermelho resolveu dizer «Os Vermelhos são os maiores!» e desencadeou um grande alvoroço.
Quando as cores decidem separar-se, haverá alguma coisa que possa fazê-las mudar de ideias?
Um livro inspirador sobre a cor, a tolerância e a aceitação da diferença.
Matilde Rosa Araújo
Primeiro livro de poemas para crianças escrito por Matilde, caracterizados, na sua maioria, pela estreita relação mãe-filha. A menina descobre o mundo, protegida por uma mãe que responde às suas dúvidas e que se deslumbra com as respostas… Tila representa todas as crianças que são destinatárias destes textos de grande intensidade lírica.
Alice Vieira
Benji Davies
Ao acordar depois de uma noite de grande tempestade, o Noé avistou qualquer coisa ao longe: uma pequena baleia tinha dado à costa. O Noé sabia que não era bom para uma baleia estar fora de água e decidiu levá-la para casa, fazer-lhe companhia, contar-lhe histórias e até tocar-lhe umas musiquinhas… Será que o pai do Noé vai gostar da nova inquilina?
Uma história ternurenta sobre a amizade improvável entre um menino e uma baleia.
Roald Dahl
O Boque é criador de galinhas.
O Bunco cria patos e gansos.
O Bino faz criação de perus, cultiva macieiras e bebe litros de sidra.
E o Sr. Raposo é um espertalhão que, todos os dias, sai da toca para ir buscar comida às quintas vizinhas.
Agora, os agricultores montam uma Armadilha para matar o Sr. Raposo pensando ser impossível ele fugir, mas o Sr. Raposo tem um fantástico plano para escapar…
Tony Ross
A Princesinha quer ter um amigo de verdade.
A Rainha diz que ela vai fazer muitos novos amigos quando for para a escola.
Mas as coisas para a Princesinha não costumam ser assim tão simples…
será que ela vai conseguir?
Maria Alberta Menéres e João Henrique
Livro com oferta de CD áudio
Dez dedos dez segredos é uma das obras recomendadas no Plano Nacional de Leitura e pelas Metas Curriculares de Português para a educação literária, no 1.° ano.
Era uma vez duas mãos que sabiam contar muitas histórias.
Às vezes a mão esquerda começava uma e a mão direita acabava-a.
Outras vezes era precisamente o contrário…
David McKee
O Elmer, pulicado originalmente em Inglaterra em 1968 (e, mais tarde, em 1989 como primeiro volume de uma colecção), é o primeiro livro que David McKee escreveu sobre o agora famoso Elmer, o elefante às cores.
Esta coleção, que conta já com 34 títulos, é hoje um clássico moderno. Nos seus livros, e através da alegre e traquina personagem do Elmer, o elefante às cores, David McKee tenta passar às crianças uma mensagem muito importante: a de que não faz mal ser diferente – pelo contrário: ser diferente é bom e divertido.
Emma Yarlett
3, 2, 1… DESCOLA nesta nova aventura com o TRINCAS, o monstro dos livros.
Junta-te a ele enquanto provoca o caos, encontra um dragão e faz um novo amigo…
Mário Cordeiro
Empatia é a capacidade de nos aproximarmos dos sentimentos dos outros e fazermo-los nossos, pois desta forma seremos mais capazes de os acompanhar na dor e na tristeza, na alegria e nos sucessos. Solidariedade é sermos capazes de dar um pouco de nós, do nosso tempo, das nossas posses, em função das necessidades dos outros, por quem sentimos empatia, «obrigação moral» e sentido ético.
São, pois, estes os temas abordados nesta história, que lembra o contexto dos refugiados. Malaquias vai ter de vencer os seus preconceitos e a sua desconfiança face à chegada de um novo animal à floresta. Descobrirá, com a ajuda dos amigos e do professor Sabichão, que uma atitude de abertura, empatia e solidariedade é o ponto de partida para que todos saiam a ganhar.
Simona Ciraolo
Às vezes não vos apetece mesmo um abraço apertado?
Ao Filipe, o pequeno cacto, é isto que lhe apetece todos os dias. Mas a ilustre família Cacto não gosta nada de abracinhos e despreza qualquer tipo de manifestação de afecto. Apesar do caso espinhoso, o Filipe não desiste. Um dia, decide partir em busca de carinho e amizade. E, quem sabe, do seu merecido abraço…
A aventura perfeita para falarmos de empatia, cuidado e amizade!
Luísa Ducla Soares
Certo dia, o inesperado aconteceu…
Às vezes, o azar pode atravessar-se no nosso caminho e condicionar a nossa vida.
Mas tudo tem remédio. Com coragem e determinação, é possível transformar uma maldição em bênção e ser feliz, fazendo também felizes os que estão à nossa volta.
O meu nome é Peppa e este livro é todo sobre a minha avó. A minha avó gosta muito de chapéus – mas, mais do que isso, gosta de mim e do Jorge. Lê este livro incrível para descobrires todas as coisas que adoramos na nossa avó.
Enid Blyton
O Zé, a Isabel e a Francisca vão viver para perto de uma Floresta Encantada e lá descobrem a Árvore Longínqua, que lhes dará a conhecer muitas terras diferentes. Fazem novos amigos, deslizam pelo escorrega escorregadio e vão a uma festa magnífica na Terra dos Aniversários! Descobre um mundo mágico na companhia do Cara de Lua, do Sr. Caçarola e da fada Seda.
Luísa Ducla Soares
Luísa Ducla Soares
Luísa Ducla Soares, que dispensa apresentações, e Sofia Castro, que nos ofereceram as primeiras Lengalengas, voltam a juntar-se para nos proporcionar mais emoções e divertimento.